Lei Lucas

-Lei 13.722/18

Lei Lucas 13.722/18 - Capacitação Obrigatória de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros

A Lei Lucas 13.722/18 estabelece a obrigatoriedade de capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Além da capacitação em primeiros socorros, a Lei Lucas também incentiva a criação de planos de evacuação e medidas preventivas nas instituições de ensino.

Ao abraçar os princípios da Lei Lucas 13.722/18, as instituições de ensino não apenas cumprem uma obrigação legal, mas também contribuem ativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com desafios do mundo contemporâneo. A segurança dos alunos é uma responsabilidade compartilhada, e a Lei Lucas é o alicerce que solidifica esse compromisso.

Treinamento para atendimento a Lei Lucas

Um treinamento abrangente sobre a Lei Lucas 13.722/18 deve abordar diversos tópicos para garantir que educadores e funcionários estejam plenamente capacitados a lidar com emergências médica e a promover um ambiente escolar mais seguro.

É fundamental que o treinamento seja prático, interativo e adaptado à realidade específica de cada instituição de ensino. Além disso, a revisão periódica dos procedimentos e a realização de simulações regulares são essenciais para manter a eficácia do plano de ação.

Dentro do treinamento abordamos tópicos necessários e importantes como:

Introdução à Lei Lucas – Contextualização histórica, o propósito da legislação e sua importância;

Noções Básicas de Primeiros Socorros – Reconhecimento de situações de emergência Médica, Abordagens iniciais em casos de para cardiorrespiratória, engasgos, convulsões entre outros;

Técnicas de ressuscitação  cardiopulmonar (RCP) e uso de desfibriladores automáticos externos (DAE);

Treinamento em Manobras de  Heimlich – Demonstração e prática de manobras para desobstrução das vias aéreas em  casos de engasgo;

Ações Preventivas e Planos de Evacuação – Elaboração de Planos de Ação específicos para a instituição;

Identificação de áreas de risco e implementação de medidas preventivas.

Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais – Abordagem diferenciada para alunos com  condições médica específicas;;

Adaptações necessárias no plano de ação para garantir a segurança de todos.

Comunicação e Coordenação de Equipe – Estratégias eficazes de comunicação em situações de emergência;

Coordenação de esforços entre a equipe escolar, incluindo professores, funcionários, e, quando aplicável, equipes externas de socorro.

Simulações Práticas – Exercícios simulados para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos;

Avaliação e feedback para aprimoramento contínuo.

Legislação Pertinente – Revisão detalhada da Lei Lucas 13.722/18;

Entendimento das responsabilidades legais dos educadores e da instituição em situações de emergência.

Envolvimento da Comunidade Escolar – Estratégias para envolver pais e responsáveis no processo de segurança escolar;

Sensibilização da comunidade para a importância da Lei Lucas.

Recursos e Atualizações – Informações sobre recursos disponíveis, como kits de primeiros socorros;

Incentivo à atualização regular dos conhecimentos, considerando avanços nas práticas de atendimento de emergência.

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